Posted by Cheila | Posted on 03:12 | Posted in

Hoje, 8 de Dezembro, feriado nacional é dia da Imaculada Conceição, Padroeira de Portugal, uma celebração litúrgica que remonta ao século VII. A afirmação da imaculada concepção de Maria é um dogma da igreja que foi definido após longa história de reflexão e amadurecimento. A maternidade divina de Maria é base e origem da sua Imaculada Conceição e desde os primeiros séculos depois de Cristo, tanto no Oriente como no Ocidente os cristãos acreditaram na preservação de Maria do pecado original. No século IV S. Efrém considera que Jesus e Maria são limpos e puros de toda a mancha de pecado. Recordamos que Nossa Senhora da Conceição foi considerada Padroeira de Portugal, a partir do reinado de D. João IV, com o nome de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, a 25 de Março de 1646 e que o Papa Pio XI, em 25 de Março de 1936, confirmou o seu título de Padroeira de Portugal
Posted by Cheila | Posted on 11:02 | Posted in

As razões são:
- Os jovens deixam as aldeias.
- As pessoas com mais idade ficam em casa e não convivem com as outras pessoas.
- Os jovens não dão a atenção devida aos velhos.
- Deixam a população envelhecida nos lares e nas instituições e depois não os visitam.
Os jovens deixam as aldeias para viverem nas cidades, porque tem mais recursos para estudarem, quando acabam os estudos alguns voltam para a sua terra- natal mas muitos ficam pela cidade por isso as aldeias ficam mais envelhecidas e vazias.
Os idosos têm problemas de saúde principalmente ortopédico. Por isso não saem ao exterior e não dialogam com o resto da população.
A população jovem não dá tanta importância à 3ª idade, porque pensam que estes tem a mentalidade antiquada e severa. Os adolescentes precisam de ter paciência e espírito aberto para ouvirem as histórias das pessoas com mais idade.
Os adultos mudam-se para as cidades e não querem ter os seus pais a seu encargo, então entregam-os a instituições próprias. E raramente os vão visitar. Os idosos sentem-se sós nas épocas festivais e aniversários.
Por isso não nos podemos esquecer deles.
Este texto foi escrito por cheila e pela priscila tivemos suficiente mais ;D





